Usted está en:   Inicio
PDF

Letra do Ano de Ifá (Previsões para o Brasil 2013)


Ègbé Ifá no Brasil
Letra do Ano Brasil 2013

Iboru Iboia Ibosese,

Primeiramente um Feliz Ano Novo à todos os Brasileiros e aos nossos diários Visitantes que buscam no Nosso Blog toda a seriedade que prescreve dentro da Cultura Afro Cubana Brasileira de Ifá.

E aproveito agora e pela segunda vez, para divulgar nessa postagem todos os principais informes da Letra do Ano, aonde nesta constarão os principais conselhos e previsões para o ano de 2013 que irá orientar à todos nós Brasileiros para que possamos viver de uma melhor maneira em nosso País.

E tais previsões, conselhos e cerimônias nos são enviadas por Bàbá Olofin através de Bàbá Òrúnmìlà, que é o seu vice e de Oloddumare, e seu Sagrado Oráculo de Ifá. Aonde para isso, de uma maneira muito séria e comprometedora, nós Babalawos Brasileiros nos reunimos todo sagrado final de ano e damos conta às principais marcações de Ifá (Rio, Praia, Estrada, Monte, Cemitério, etc...) e ao final de toda a conclusão cerimonial sentamos o Àwó mais novo (recém consagrado), aonde este possui toda a benção de Bàbá Olofin, e segundo as regras e determinações do mesmo, é o que possui as mãos mais puras, limpas e recém consagradas, e por isso, lhe é dado o direito Sagrado de Atefar o Odú Ifá que irá nos reger em todo o ano seguinte, como também, as Profecias Sagradas de Ifá, seus Ebós Cerimoniais e Orixás Regentes.

Então, a partir de agora, como foi previamente combinado com todos os Babalawos que lá estiveram, esperamos o primeiro dia do ano para divulgarmos através dos principais meios de comunicação e redes sociais (email, facebook, Orkut, twitter, etc...) para todo o Brasil, com o afim de levarmos as Previsões Sagradas de Ifá que irá reger todo o nosso País durante o Ano de 2013.

Ito Ibán Esú (By IfáOrí).

Obá Cerimonial (Direção):
1 Oluwo Siwaju Marcus OsaKuleya

Bàbálàwós (Presentes):
2 Rafaelito IreteUntelú,
3 Carlão IkaBiikú,
4 Cláudio IreteUntelú,
5 Nilson (Churenga) OgundaLenín,
6 Danniel OgundaDio,
7 Monteiro OgundaRoso,
8 Janda OtruponOgunda,
9 Evandro OgundaBede,
10 Chicão Ejiogbe (Marcação),
11 Robson OgundaKete,
12 Alírio OgbeRoso,
13 Alírio Jr OfunTempolá,
14 Adalto OseNilogbe,
15 Alcio OsaFun,
16 Zinho Ejiogbe.

Demais Participações:
Gbogbo ObáOriaté,
Gbogbo Apetebí,
Gbogbo Àwófá kán,
Gbogbo Bàbálòrìsà,
Gbogbo Ìyálòrìsà,
Gbogbo Umbo Alejó.

Local e Data:
Ilé Bàbálàwó ÒsáKúleyá,
Anchieta - Rio de Janeiro/RJ – Brasil
Realizado em 16/12/2012



Odù Ifá Toyale Iwá (Regente):
Otrupon Ogunda, Òtúrúpòn Ògúndá

Odú Lokuta Leke - OdíLeke
Odú Tomala Belanse - OturaTrupon

Ifá Iré Nibuioco Oyale
(Bem de Tranqüilidade, Paz e Harmonia com Certeza)

Lésé Bàbá Òrúnmìlà
(Através do Orisa Babalawo, Adivinho e Senhor de todos os Nossos Destinos)

Onisé Òrúnmìlà Ejé Euré Dundun Kán, Otán
(Sacrifício Cerimonial para este Orisa à ser realizado por seus Bàbálàwós)

Onisé Òrìsà Òsún Adimmú, Otán
(Sacrifício Cerimonial para este Orisa à ser realizado)

Onisé Orí Oborí Eledá Bekonsí Eiyelé Méjì Funfun, Otán
(Sacrifício Cerimonial para este Orisa à ser realizado em cada Orí)

Otan Sibé Ebó Adá.
(Executando assim todo o Cerimonial, Òrúnmìlà nos permite fechar a Profecia de Ifá).
+
IO   O O
IO   I O
OO  O O
II   O I

Ebó Nikuelesun Ifá (Ebó Opón Ifá):
Akukó, Enú Malu, Gbogbo Atitán, Gbogbo Tenujén, Asó Ará, Asó Timbelorun, Gbogbo Asé.

Asiá Ifá (Bandeira):
Verde e Vermelha (Horizontal).




Òrìsà (Regente):
Bàbá Ògún
(Orisa Pai, Senhor das Guerras e do Trabalho).


Ìyá Òyá
(Orisa Mãe, Senhora dos Ventos, Tempestades e Mãe dos Egúns).

Ewé Odú Ifá
(Folhas deste Odú Ifá – Procurar sempre tomar banhos e regar a casa com estas)

GÜIRA

NOME CIENTÍFICO - CRESCENTIA CUJETE L.
NOME COMUM - CABAÇA OU CUITÉ.
FAMÍLIA - BIGNONIACEAE.
CONGO - MPUTO GUÁNKALA.
LUCUMI - EGGWÁ, IGBÁ, AGBE.
YORUBÁ - EWÉ ONO.
ORISA - ELEGUÁ, OBATALÁ, ODUDUWÁ, OSANYIN, YEMAYÁ.

MALVA BLANCA:
WALTHERIA AMERICANA

SIDA CORDIFOLIA

NOME CIENTÍFICO - WALTHERIA AMERICANA (EL MONTE) E SIDA CORDIFOLIA (EWÉ ÒRÌSÀ).
NOME COMUM - GUIZAZO.
FAMÍLIA - STERCULIACEAE.
CONGO - DUBUE.
LUCUMI - LANLÁ, DEDE FÚN.
YORUBÁ - EWÉ OSHEPOTU, EWÉ ÀSÍKÙTÁ, EWÉ FIN.
ORISA - OBATALÁ.
ELEMENTOS - AR, FEMININO.

MALVIRA.

NOME CIENTÍFICO - BAUHINIA MEGALANDRA.
NOME COMUM - ...
FAMÍLIA - CAESALPINIACEAE.
CONGO - KÓNLÓBANTO.
LUKUMI - KIYO.
YORUBÁ - ...
ORISA - ÒSÚN.

Nascimentos neste Odú:
Ebó Wonu Ifá (Tanto para os Homens quanto para as Mulheres),
Febre Maligna.

Refrões deste Odú:
Mais vale precaver do que lamentar.

Principais Orixás do Odú:
Obatalá,
Ogun,
Oyá,
Òsún,
Sòngó,
Yemanjá.

Principais Conselhos, Disse Ifá:
Òtúrúpòn Ògúndá, É:
Ifá de abiku - Portanto é um ano que todos devem ter muito cuidado com a questão da gravidez e com a mortalidade infantil.

Òtúrúpòn Ògúndá, Fala e Marca:
Marca que aqui o inimigo maior são as mulheres - Portanto todos devem ter um grande cuidado ao lidar com elas e ao confiarem, pois podem existir grandes traições por parte de cada uma, aonde em qualquer canto ou setor e todos devem ter todo o cuidado.

Marca inimigo muito sutil e perigoso e se você se descuidar ele ganhará - Ifá nos diz aqui que o seu inimigo é sutil, perigoso e ao menor descuido ele o ganhará, pois ele adentra as nossas casas, vive no convívio de cada um, sempre se passando como um melhor amigo, mas está sempre pronto à descobrir quem você realmente é, o que faz e como é a maneira certa dele lhe eliminar.

Òtúrúpòn Ògúndá, Proíbe:
Envolvimento com as filhas e filhos de Òsún - Isso é mais uma questão religiosa, mas fica o atento para todos, pois a maior negatividade para quem é desse Odú Ifá ou quem estará vivendo sob a regência do mesmo, viver ou se envolver com as filhas e filhos deste Orixá Oxum, pois estes poderão acabar com sua vida, aonde irão levar às pessoas a miséria, podendo destruir grandes e antigos relacionamentos e acabar com todas as economias de cada um.
Òtúrúpòn Ògúndá, Òrìsà e Religião:
Aqui terá que cumprir com o esú para evitar que ele troque as coisas ou lhe custe a vida - Dentro da regência deste Odú muitas portas no decorrer desse ano estarão fechadas e precisaremos trabalhar e agradar muito à este Orisa, pois sem Esù não temos nada, sem ele nada fazemos e sempre será ele o responsável por todas as finanças, negociações e tudo mais que o ser humano precisa para buscar dias melhores na sua vida.

Aqui foi onde Òsún por curiosidade se enredou entre as raízes de asibatá - Ifá nos alerta que, assim como Oxum por sua curiosidade acabou procurando buscar assuntos que não lhe eram cabíveis, assim serão os brasileiros nesse ano, aonde irão querer se meter em assuntos que saem de suas alçadas e com isso irão buscar grandes complicações para o seu dia a dia e vida, e acabaram enroscados nos maiores problemas possíveis, tenham muito cuidado.

Disse ifá que se não cumprir com o que manda Òsún se otoku - Ifá para o povo religioso e todos que estão com as suas pendências atrasadas, principalmente os filhos deste Orixá Oxum devem procurar cumprir e colocar tudo em dia, aonde Ifá deixa o alerta que não deixem nada do âmbito religioso para trás.

Terá que assentar orisa para resolver os problemas de saúde - Assim como foi falado no Refrão anterior, Ifá diz que as grandes soluções para a vida de cada um, principalmente no âmbito da saúde, devem procurar buscar assentar as suas grandes pendências religiosas e principalmente buscar o trabalho junto à Obatalá, Xango e Yemanjá, pois são os grandes regentes deste Odú e abençoam de maneira gratuita seus filhos e os que mantém sua fé com os mesmos.

A Obinrin quita o Oko através de bruxarias ou por meios de uma calúnia - Ifá alerta para que fiquem muito atento com as mulheres e principalmente aqueles que têm um relacionamento extra conjugal, pois Ifá alerta que as mulheres usam das piores maneiras e métodos para conseguirem o que querem, principalmente trabalhando a virilidade dos homens e com muitas calúnias e fofocas com o afim de terminar com toda vida familiar que a pessoa trabalhou para ter, valendo tanto dos homens para as mulheres, assim como, das mulheres para com os homens fora do eixo tradicional familiar.

A bruxaria é enviada através de outra pessoa para poder ser despistada - Será um ano de muitas maldades, muitas perversidades e principalmente de bruxarias, feitiçarias, pragas e maldições, aonde o seu verdadeiro inimigo jamais o confrontará de maneira pessoal, e sim, irá usar sempre os meios de terceiros para conseguirem o que realmente quer, afundar com suas vidas, então fiquem bem atentos, tanto com as pragas, como também de não serem usados para poder fazerem o mal em nome de uma vontade terceira.


Òtúrúpòn Ògúndá, Saúde:
Marca enfermidades - Ifá nos alerta que será um ano de muitas enfermidades aonde todos devemos ter o maior cuidado para não adoecermos, principalmente no que vem tratando das crianças, pois assim como falamos lá em cima dos Abikús, as crianças e as mulheres grávidas estarão muito frágeis, então todo o cuidado é pouco, fiquem atentos.

Nasce a febre maligna - Ifá nos alerta de uma outra grande doença que tem o seu nascimento nesse Odú Ifá, portanto, tenham muito cuidado, pois ao menor risco de febre, fiquem muito atentos, pois um simples parasita e uma simples doença pode levar o brasileiro à morte.

Cuidado com o cérebro, pés e as vistas - Outra coisa que ifá vem alertando no quesito doença é dos três itens citados acima, aonde todos devem estar muito atentos, assim como, com a questão da hemorróida também.

Òtúrúpòn Ògúndá, Trabalhos, Justiça e Negócios:
Cuidado com as calúnias ou uma má denúncia à justiça - Ifá alerta que tenham o máximo de cuidado com a conduta de cada um no seu dia a dia, pois é um Odú Ifá de muitos golpes, de trapaças e de vantagens aonde cada um tenta levar sempre vantagens sob o outro, e com isso, muitas fofocas, calúnias e problemas sérios poderão chegar a tal extremo, que até mesmo aquele que nunca tiveram um problema na justiça, poderão ter, e pela simplesmente maldade de alguém o querer prejudicá-lo.

Òtúrúpòn Ògúndá, Vida:
Diz ifá que se você fizer um favor, não o vão agradecer, mas você vai receber um favor ou um benefício (caminho do cego e do manco) - Ifá alerta que será um ano aonde cada brasileiro deve procurar ajudar o máximo possível ao próximo, mas com a certeza que jamais o agradecerão e de todas as formas tentarão usá-lo para buscarem o benefício próprio. Portanto, façam e cumpram, mas fiquem alertas e cientes que sempre será com segundas intenções.

Marca desbarate da casa por levantamento das mãos entre os conjugues - Ifá alerta que para os casais brasileiros será um ano de muitas separações conjugais e términos de relacionamentos amorosos, e isso devido à dois grandes problemas, primeiro o citado lá em cima, aonde Ifá alerta da infidelidade correndo solta de ambas as partes, principalmente dos homens que acabam se perdendo. E por segundo, vem a questão de tantos aborrecimentos e perda da conversa e moral dentro de casa, aonde os casais podem acabar se agredindo. Então casais, atentos! E principalmente, tenham cuidado com aquele amigo ou amiga que se fazem de bonzinho, visita a sua casa e faz de tudo para acabar com o seu relacionamento e toda a paz que vive dentro do seu lar, pois será sempre o primeiro a visitar e destruir.

Cuide da sua casa para não perdê-la por pela inveja das outras pessoas - Ifá além de alertar aos casais quanto aos relacionamentos, também avisa na questão daqueles que vivem no seu lar, procuram construir suadamente o seu cantinho e buscam sua paz e tranqüilidade dentro de casa, e tudo isso, pode vir água abaixo devido à uma simples questão: inveja daqueles que não são capacitados e não têm a coragem de encarar e vencer, assim como alguns brasileiros têm. E com isso, procuram de todas as maneiras destruírem tudo aquilo que cada um construiu ou vem construindo, e principalmente tenham muito cuidado com as negociações à aqueles que pretendem comprar a casa própria nesse ano, pois qualquer detalhe deve ser seriamente analisado, antes de fechar qualquer compra.

Patakins ou Itáns:
Òtúrúpòn-egúntán.
(Fonte: Ffolabi e o Oráculo Sagrado de Ifá)

Esse odù fala do presente sendo um mal momento para uma nova criança, mas mantém uma grande promessa para o futuro.

Observação ocidental:
O cliente teve recentemente ou perdeu uma criança, antes ou logo depois do nascimento alguma coisa estava errada com esta.

Patakin:
Os ramos do iroko deveriam ser podados enquanto a árvore é jovem, pois quando fica velha e alta seus galhos já não podem ser facilmente cortados.

Isto foi divinado para Òtú, a mãe de um bebê novo.

Eles disseram que a criança seria um ladrão quando crescesse e foi pedido para que os pais oferecessem sacrifício para que a criança pudesse obedecê-los.

E marcaram os sacrifícios (procurar um Bàbálàwó para buscarem fazer esse ebó, By IfáOrí) e se caso o sacrifício for realizado, as folhas eso são as folhas de Ifá à serem usadas, aonde deveriam espremer essas na água e com o fluído do caramujo deveriam banhar a criança.

E caso a criança crescesse, pois marca Abikú, deveriam sempre dar uma sopa feita com folha eso, caramujo ou peixe aro para comer, e que ela também deveria sempre comer bananas para cada vez mais se fortificar.

Ito Ibán Esú.
Observação Final:

Esses foram os principais conselhos, aonde procurei trazer uma boa base desse Odú Ifá, assim como sei que, todos os meus mais velhos irão com os seus sites, blogs, emails e outras fontes de informação, levarem mais caminhos e conselhos para cada um brasileiro, iniciado ou não, que busca e respeita o Oráculo Sagrado de Ifá e seus conselhos através das personificações de Ifá na Terra, os seus Babalawos (Sacerdotes de Ifá).

E como foram citados acima, existem Ebós e limpezas à serem feitos, aonde cada um Sacerdote buscará unir todo o seu povo e todos aqueles que se interessarem em cumprir com Ifá, aonde a maior busca é de sua profecia, pois se Ifá nos aponta um bem de tranquilidade, paz e harmonia é porque de certo teremos um Brasil muito conturbado e cheio de complicações para cada um de nós brasileiros, pois além de todos os conselhos básicos que coloquei acima, estaremos aprofundando mais esse Odú no dia do Ebó Coletivo, ainda valendo lembrar que, será um ano Regido por Ògún com a companhia de Oyá, e para aqueles que conhecem só um pouco de Orixá, sabem o quão quente são essas duas energias, então meus amigos, vos digo que não será fácil esse ano de 2013 para todos nós.

E como já diziam os meus mais velhos:

"Ruim demais com Ifá, os Orixás e seus Ebós, porém muito pior sem eles".

E com isso, como amamos e respeitamos Ifá, estarei eu (Robson Abreu, Babalawo OgundaKete IfáOrí, Oní Sòngó ty Òsún Obakoude), reunindo todo o meu povo junto dos meus Padrinhos e mais velhos com todos os amigos e irmãos de axé, como já fazemos há cinco anos, no dia 27/01/2013 aonde estaremos dando conta de tudo que foi marcado por Ifá e mais todos os demais ebós tradicionais. Valendo lembrar que, por esse Odú Ifá, todos deverão buscar dar ciência à Orí com o que foi marcado de três em três meses, pois o que menos cada um brasileiro terá é a cabeça tranquila, então não devemos bobear e fortificar a mesma.

Então desde já, sei que cada um outro Babalawo estará fazendo o mesmo, porém fica aqui aberto e registrado o meu convite, para todos aqueles que queiram buscar sua tranquilidade junto de Orunmilá nesse dia com todos nós de nossa Ègbé Ifá.

E como já havia divulgado anteriormente, volto e disponibilizo por mais uma vez, para não deixar que caiam  no esquecimento, os links para que os interessados mantenham contatos e cumpram com Ifá.

http://www.babalawoifaori.blogspot.com.br/2012/12/ebo-coletivo-letra-ano-2013.html

http://www.facebook.com/events/520210848012458/

Sem mais,

Robson Abreu
Oní Sòngó ty Òsún Obakoyde
Bàbálàwó ny Òrúnmìlà Ògúndá Ìretè IfáOrí

Iboru Iboia Ibosese, todos de Ifá por um Brasil melhor.

Otrupon Ogunda

Otrupon Ogunda
En este odun nació el ebbó wonu. En este odun Oshún se enredó en la...
Softcover en LuLu
eBook PDF $4.20

Ogún

Ogún: Ceremonias y Caminos
El libro aborda las diferentes maneras para hacer el fundamento de Ogún, describiendo los...

 

Comentarios 

 
+2 #3 de_hensel@hotmail.com 04-01-2012 12:50
Boa tarde. Gostaria de receber La Letra del año 2012 do Brasil
 
 
+1 #2 wonka2012@terra.es 02-01-2012 23:56
Traduzca esta letra a español o a inglès, por favor,
porque me gustarìa guiarme por el signo de Brasil
y vivir allì. ¡Me gustarìa hacer el ebbò de la letra
del año de Brasil! Asì yo llegarìa a Brasil màs
pronto, creo. Usted ganarìa un ahijado en mì si
traducirìa este oddun.
Please translate this letter to Spanish or English.
I would like to guide myself by Brazil`s sign and live
in Brazil. I think I would arrive sooner in Brazil
if I were to do the ebbo of Brazil`s letter/sign! Youç
would gain a godchild if you were to translate this
oddun!
 
 
+3 #1 starofthesky13@gmail.com 01-01-2012 09:20
Gostaria muito de fazer o download da carta de 2012 e não estou conseguindo, como fdevo fazer?
 

Dejanos tu comentario

¡Bienvenido!. Consigue aquí tu cuenta gratis para participar.